segunda-feira, 25 de junho de 2007



As inovações tecnológicas do século XX provocaram, na ilha de Manhattam, mudanças drásticas na relação entre as cidades e seus habitantes, pois, provocou o advento do automóvel e dos veículos mecanizados, obrigou os aglomerados urbanos a uma nova articulação, onde as vias de deslocamento ocuparam crescentes áreas antes destinadas ao convívio dos cidadãos. O aumento das vias de acesso á outras grandes cidades como: Bronx, Queens e Staten Island, foram fundidas com Manhattam, para formar o que foi chamado de Grande Nova Iorque, permitindo que a população crescesse de forma intensa.
Em pouco tempo, Nova Iorque já era a principal potência econômica do mundo, mas com a crise de 29 sofreu uma queda drástica. Para resolver os grandes problemas socioeconômicos, grandes estruturas, como pontes e prédios foram construídos. Houve também uma corrida, pela construção do prédio mais alto na cidade, que resultou na construção de grandes arranha-céus.
Em 1993, Rudolph Giuliani foi eleito prefeito da cidade, servindo até 2001. Sob seu comando, Nova Iorque se aproveitou de mudanças na economia mundial, que provaram ser especialmente favorável para a cidade, por causa de seu sistema de transporte altamente desenvolvido e sua infra-estrutura de telecomunicações, bem como sua grande população. Durante a década de 1990, Nova Iorque passou de uma metrópole em decadência para uma cidade global em plena revitalização.
Apesar dos arranha-céus serem diferentes entre si em suas composições individuais, tornam-se repetitivos e tediosos pela tipologia. As diversas faces do arranha-céu se confundem e não têm limites perfeitamente precisos: ora eles funcionam como locais de vista panorâmica e dispõe ao olhar uma relação com o tecido urbano, ora brincam de abstrair o corpo; mas nunca deixa de se apresentar e representar como um ícone da modernidade.
Tal ícone representa hegemonia e poder, por isso vale transferir o edifício para uma imagem em que cause o resgate de uma paisagem visitada ou oferecem seu acesso a possíveis futuros visitantes.
Dessa forma o cartão postal assume a identidade da própria modernidade no mundo onde os arranha-céus simbolizam as grandes mudanças da época, incorporadas na paisagem, por sua vez, a imagem do arranha-céu mostrou ser perfeitamente enquadrado no formato cartão-postal.

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